IUCN lança relatório governança áreas protegidas:
Desenvolvimento Sustentável / Ecossistemas /
Notícias
13/09/2013 - Autor: Jéssica Lipinski - Fonte: Instituto CarbonoBrasil
IUCN lança relatório sobre governança de áreas protegidas
Nas últimas décadas, houve uma grande mudança na compreensão de como a governança de áreas protegidas tem consequência na realização das metas de conservação desses locais. Pensando nisso, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) lançou nesta semana uma publicação sobre o tema, visando ajudar a melhorar os esforços de governança nas áreas protegidas do mundo todo.
Em sua primeira parte, o relatório apresenta quatro formas diferentes de governança de áreas protegidas: as administradas por famílias, as conduzidas por povos indígenas ou comunidades locais, as geridas pela iniciativa privada e as administradas por arranjos do governo, e inúmeros exemplos por todo o mundo. Essa seção também aborda a questão do que constitui uma boa governança em várias circunstâncias.
A segunda parte oferece um guia prático para aqueles que estão dispostos a entrar no processo de avaliar e melhorar a governança para os seus sistemas de áreas protegidas ou unidades de conservação individuais.
O documento afirma que encontrar o mix certo de tipos de governança dentro de um sistema de áreas protegidas e melhorar a qualidade da governança de locais individuais ainda é um dos principais desafios para abrir caminho para a implementação do Programa de Trabalho em Áreas Protegidas da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD).
Segundo o próprio texto, a publicação é uma ferramenta importante para ajudar a melhorar diversidade e a qualidade da governança para os sistemas de áreas protegidas.